Ganha alta a menina Giovanna, 4 anos, atingida por uma bala na testa

Por

Agência JB

RIO - Vinte e cinco dias depois de levar um tiro na testa durante um tiroteio entre policiais e bandidos na Barra da Tijuca, a menina Giovanna Prado Santana, de 4 anos, foi para casa onde continuará recebendo tratamento de fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Apesar de sua recuperação ter surpreendido, os médicos não garantiram que ela ficará sem seqüelas.

Depois de ficar em coma induzido por cerca de 10 dias, Giovanna já recuperou a fala e os movimentos, mas ainda tem certa dificuldade. Segundo o diretor médico do Hospital das Crianças Prontobaby, Guilherme Sargentelli, a rapidez com que a menina se recuperou indica que, gradativamente, Giovanna conseguirá ter uma vida sem seqüelas.

A recuperação dela é uma resposta a toda a situação em que vivemos. Ela ainda não é como era antes, mas pelo quadro de recuperação estamos confiantes de que, daqui a algumas semanas, ela esteja completamente recuperada diz Sargentelli.

Giovanna deixou o hospital sob aplausos de vizinhos e da equipe médica. Ela já se alimenta sozinha e até cantou no hospital. Do dia 18 de maio, quando foi atingida por uma bala perdida, até o dia 8 de junho, quando já não estava sedada, ela se lembra apenas de ter ido ao dentista com o pai na Barra da Tijuca e sequer sabia que estava num hospital. Segundo Milton Cassiano de Santana Júnior, pai da menina, não se sabe se pelo temperamento introvertido dela ou se ainda pelo abalo provocado pelo incidente.

Tínhamos medo de que ela ficasse mais agressiva, mas nem isso aconteceu. Foi um milagre diz.

Os pais ainda não decidiram se vão processar o Estado. Giovanna chegou a passar por duas neurocirurgias, uma para controlar a pressão intracraniana e outra para retirar a bala que ficou alojada na testa. Ela foi atingida quando policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) trocaram tiros com dois bandidos que tinha acabado de roubar um Meriva na Avenida Salvador Allende, na Barra da Tijuca. Além de Giovanna, um amigo da família, que também estava no carro, foi atingido de raspão no braço. Os assaltantes foram presos. Um dos carros usados por eles ficou com mais de dez marcas de tiros.