Viva Rio promove seminário internacional de Segurança com Cidadania
Agência JB
RIO - Experiências internacionais em desmobilização, desarmamento e reintegração de jovens em regiões de conflito (DDR) serão debatidas no seminário internacional Desarmamento, Desmobilização, Reintegração e Segurança com Cidadania que acontece de 26 a 28 de setembro, na sede da ONG Viva-Rio, Rio de Janeiro.
O seminário vai reunir cerca de 50 pessoas com o objetivo de conhecer e debater as experiências dos países e estudar como adequá-las à realidade brasileira, além de especialistas e gestores públicos de países nos quais a estratégia foi bem sucedida (Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Haiti e Nicarágua). A proposta é incorporá-las no âmbito do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania).
Entre os debatedores, Luis Paradell, chefe de polícia da Catalunha (Espanha), Elizabeth Ramos, chefe do Departamento de Prevenção e Proteção Especial da Nicarágua, Luiz Eduardo Soares, Secretário Municipal de Valorização da Vida e Prevenção da Violência de Nova Iguaçu (RJ) e a Luciana Phebo, coordenadora do escritório da Unicef no Rio.
O último dia terá o formato de uma palestra aberta, com a apresentação e discussão do resultado dos dias anteriores, com a presença do Ministro da Justiça, Tarso Genro, do Secretário Nacional de Segurança Pública, Antônio Carlos Biscaia e de representantes dos Ministérios envolvidos com a implantação do Pronasci.
Os participantes também visitarão o projeto GEPAE (Grupo de Policiamento em Áreas Especiais) da PM do Rio de Janeiro.
O projeto fica situado no morro do Cavalão, em Niterói (RJ), e apresenta uma abordagem preventiva de policiamento comunitário, a base do diálogo, dirigida especialmente para os jovens da comunidade. De acordo com a ONG Viva-Rio, há três anos não são registrados casos de homicídio e o tráfico de drogas foi reduzido significativamente.
O evento tem o apoio do Projeto Segurança Cidadã uma parceria do MJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que tem, entre outras funções, a de disseminar conhecimentos sobre segurança com cidadania e identificar boas práticas sobre o assunto.