Qualidade do leite e abate clandestino em debate em Campos

Por

JB Online

RIO - Técnicos da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento participam da próxima reunião itinerante do Conselho de Medicina Veterinária, que irá debater temas como o combate ao abate clandestino e ações para controle da qualidade do leite. O encontro acontece nesta quinta-feira, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, e tem como objetivo conhecer melhor a realidade da profissão nas diversas regiões do estado e difundir conhecimentos técnicos.

O evento tem início às 8h, no Hotel Palace, que fica na Avenida XV de Novembro, 143, Centro de Campos. Na primeira palestra, o chefe do Serviço de Inspeção Estadual Plínio Leite Neto falará sobre abate clandestino e as ações que a Secretaria de Agricultura vem realizando para acabar com essa prática ilegal. Às 9 horas, a palestra sobre o Controle de Qualidade do Leite produzido pelas usinas de beneficiamento registradas pelo SIE, promete atrair a atenção. Temas como o Controle das Zoonoses doenças transmitidas dos animais para o homem , agroindústria familiar e sanidade apícola serão outros assuntos abordados durante o encontro.

Iniciada em 2007, a série de reuniões vem apresentando resultados positivos. Segundo Plínio Leite Neto, houve um aumento de 30% no volume do abate nos frigoríficos do estado, numa demonstração de que está se ampliando a conscientização sobre a importância da extinção do abate clandestino. Neste ano, os encontros focarão também o controle de qualidade do leite produzido nas usinas de beneficiamento registradas pelo Serviço de Inspeção Estadual do Rio de Janeiro.