Moradores de Nova Iguaçu pedem combate a dengue mais intenso

Por

Júlia Moura, JB Online

RIO - Nova Iguaçu é um dos municípios do Rio que aparece com mais casos de dengue este ano, com 7.154, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. A taxa de incidência da dengue nesse município mostra que ele ainda vive uma epidemia. Os moradores de Nova Iguaçu estão preocupados com os casos de dengue e pedem um combate mais intenso na cidade.

Segundo Antônio Fernandes de Souza - morador de Nova Iguaçu o município está carente de agentes de saúde trabalhando no combate ao mosquito transmissor da doença. O morador afirma ainda, que no centro da cidade não há combate ao mosquito.

-Os moradores do Centro de Nova Iguaçu estão vivendo uma situação de carência, quanto ao combate da dengue. Uma nova onda de dengue certamente voltará, pois não está havendo uma prevenção correta. Como foi comprovado, esta epidemia foi causada por falta de prevenção e para voltar com a mesma intensidade, basta ficarmos com os braços cruzados desabafa Antônio Fernandes de Souza, no leitor repórter do JB Online.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde os números mostram que os casos de dengue no município têm caído. Em março foram computados 2.453 e em abril 1.980. Sete pessoas morreram de dengue este ano. Para dar continuidade ao combate a doença, a prefeitura disponibiliza cinco carros fumacê circulado pela cidade diariamente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A assessoria do órgão informou que os bairros com maior número de casos de dengue estão na lista de prioridade para o fumacê passar.

A secretaria lembra ainda, que a operação dos carros fumacê é apenas uma medida preventiva contra o mosquito do dengue - o Aedes aegypti - e que a prevenção depende, também, da iniciativa da população.

-Além do combate com o fumacê, cerca de 700 agentes trabalham em todo o município, vistoriando possíveis locais de proliferação do mosquito. Estamos fazendo um levantamento das áreas com maior incidência de casos com o apoio da Superintendência de Campanhas de Saúde. Os agentes também estão dando palestras em escolas avalia a Secretaria de Saúde.

Mesmo com os números diminuindo Nova Iguaçu, o município ainda passa por uma epidemia de dengue, já que a taxa de incidência é superior a 300 por cada cem mil habitantes. A procura nos hospitais, postos de saúde e tendas de hidratação na Baixada ainda é grande.