Temporada de cruzeiros começa dia 19 e trará 435 mil turistas ao Rio
Carolina Bellei, JB Online
RIO - Dia 19 de novembro chega o primeiro cruzeiro de turistas europeus no porto do Rio. A chegada do navio vai iniciar a alta temporada que até abril vai receber cerca de 435 mil pessoas 330 mil turistas e 105 mil tripulantes. A crise econômica parece que não vai afetar esse mercado. A expectativa é que sejam gastos pelo menos R$ 73,95 milhões mesmo com a média de hospedagem sendo de um a dois dias. Apenas para o réveillon, mais de 9 mil passageiros estarão ancoradas em cinco navios no Rio.
De acordo com o secretário Municipal de Turismo, o número de turistas é um recorde na cidade e reflete o crescimento do setor.
Por ano, o número de visitantes cresce de 20 a 30%. O Rio tem o maior índice mundial na área de turismo náutico, a média gira em torno de 10% revela Medina, ressaltando que o número aumentou 23% em relação ao ano passado.
Medina lembra ainda que desde 1998, o setor cresceu 680%.
Comemorações no porto
Para a chegada do primeiro navio, Geraldo Gayoso, diretor técnico do Pier Mauá, avisa que haverá um evento para receber os passageiros.
Os turistas devem chegar por volta das 7 horas, estamos planejando um evento para recepcioná-los conta Gayoso. Essa é a primeira viagem do Cruzeiro Música, que vem da Itália, e estamos honrados em recebê-lo.
E estão previstas mais comemorações. A assessoria do Piér Mauá promete uma festa para o milésimo navio que vai atracar no porto. E os 10 anos da administração do Pier também não vão passar em branco.
Esse ano, o Porto do Rio vai contar com novidades para os turistas. O armazém um e dois foram totalmente reformados e estão com mais lojas para atrair os turistas logo na chegada. As obras do armazém dois ainda não encerraram, mas Gayoso garante que 15 minutos antes da chegada do primeiro navio o lugar estará pronto para ser usado.
O intervalo entre os galpões um e dois foi aberto trará mais conforto aos turistas, já que os veículos vão poder aguardar os passageiros neste local. E nesta temporada, o armazém três foi arrumado para servir de depósito de bagagens. Mas a idéia é que no próximo ano esteja reformado e seja utilizado como área de entretenimento e lazer. Uma espécie de shoppings com lojas de grife e restaurantes para servirem também os cariocas.
Para o ano que vem, vamos ter mais novidades no porto. Ainda mais agora com a intenção do novo governo, que prevê investimentos em toda a Zona Portuária aponta Medina.
Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio, está animado com as mudanças.
O porto agora vai acontecer. Finalmente vamos parar de invejar o Porto Madeira, na Argentina. Já estava mais do que na hora. O Rio vai fazer agora o que muitas cidades já fizeram há décadas.