Comissão de Combate à Pirataria distribui cartilha na praça XV

Por

JB Online

RIO - O presidente da Comissão para Prevenir e Combater a Pirataria, da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Dionísio Lins (PP), distribuiu, nesta segunda-feira, em frente à Estação das Barcas, na Praça XV, a cartilha "Olho Vivo - não à pirataria".

- O objetivo dessa campanha é mostrar para a população que, além de ser crime, o consumo de produtos piratas pode afetar de maneira efetiva a economia do estado. A cartilha traz informações e dicas de como identificar esses produtos - alertou o parlamentar.

A campanha continuará durante o dia de hoje e as prioridades serão as entradas de shoppings e os moradores da zona Oeste.

A cartilha, que terá distribuição em todo o estado, traz dicas e informações para que a população possa identificar o produto pirata, alerta sobre o crime e suas punições, além de enumerar os prejuízos que a pirataria pode trazer para a economia do Rio. O livreto contém 16 páginas e tem como foco brinquedos, tênis, CDs e DVDs, que estão entre os mais comprados no Natal.

- Nossa maior intenção é preparar e ter a população como aliada. Assim teremos certamente um consumo responsável - afirmou o deputado.

Entre as informações da cartilha está uma pesquisa do IBGE, feita com jovens cariocas, comprovando que 93,8% dos entrevistados compram produtos piratas e têm consciência de que é ilegal. Segundo a comissão, o Estado do Rio de Janeiro perde R$ 188 milhões em arrecadação por ano com a pirataria, além de deixar de gerar aproximadamente 18 mil empregos. A comissão também disponibiliza um telefone (0800 282 6582), que atende de segunda a sexta, das 10h às 18h, onde podem ser feitas denúncias e reclamações sobre produtos piratas.