Cabral lança PAC em São João de Meriti e anuncia novas obras

Por

JB Online

RIO - O governador Sérgio Cabral anunciou nesta sexta-feira uma série de projetos do governo do estado em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Durante solenidade de assinatura do termo de compromisso para o início das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na cidade, Cabral disse que pretende transformar São João de Meriti numa cidade modelo de parceria entre estado e prefeitura.

Cabral disse que este trabalho conjunto independe das posições partidárias dele e do prefeito, tanto que, tão logo assumiu, este ano, Sandro Matos pediu e ele autorizou o uso de homens, recursos e máquinas do Estado para fazer um grande mutirão de limpeza da cidade, que, como definiu, estava jogada às traças .

Estas, vamos dizer, foram intervenções emergenciais. Agora, vamos partir para parcerias mais amplas, como a questão da pavimentação de ruas que aqui é um problema muito sério. Muitos buracos, ruas sem asfalto e sem drenagem. Vamos assinar um grande convênio com a prefeitura para repassarmos o asfalto necessário para as obras de restauração viária do município informou o governador.

Além da pavimentação de ruas centrais e dos bairros, Cabral pretende executar um grande projeto especificamente para a urbanização do Centro da cidade. Ele determinou que o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, e o presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Henrique Ribeiro, entre outros órgãos estaduais, planejem com equipes da prefeitura as intervenções do projeto.

Um centro recuperado levanta a auto-estima dos moradores, valoriza o comércio e dá prazer e orgulho de se frequentar. Afinal, o centro é o cartão de visitas de uma cidade definiu.

Cabral ainda referiu-se à construção na cidade do hospital da mulher. Segundo ele, a obra será inaugurada em agosto, tornando-se referência na Baixada no tratamento da mulher, não apenas parturiente. O governador disse que o término da obra atrasou por conta da demora do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para aprovar a modificação do projeto original, feita pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil, transformando a unidade de um hospital geral para hospital da mulher.

Como as mudanças foram grandes, o custo ultrapassou o limite estabelecido para edição de aditivo e tivemos que fazer uma nova licitação. Este hospital, que será equipado com o que há de mais moderno no mundo, vai ser modelo para o Brasil afirmou, acrescentando que vai inaugurar duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas no município, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre deste ano ou, no máximo, no início do próximo, em locais a serem definidos pela prefeitura.

Cabral ainda lembrou que funciona, desde o ano passado, um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), no Parque Araruama, implantado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia.

Inclusive, no momento em que se iniciam obras do PAC aqui, é a oportunidade para quem quiser trabalhar nelas que se inscrevam e se qualifiquem nesse CVT completou.

As obras do PAC no município vão começar na segunda-feira e devem durar três anos. Ao custo de R$ 66 milhões, sendo a contrapartida do município de R$ 9 milhões, com o restante repassado pelo Ministério das Cidades, o projeto prevê a pavimentação de ruas, legalização de 4,5 mil imóveis e instalação de rede de água e esgoto, entre outras benfeitorias, no Morro do Pau Branco e ruas adjacentes, como as avenidas Automóvel Clube e Comendador Teles, no centro de Vilar dos Teles. O Morro do Pau Branco é uma comunidade carente da cidade, onde vivem cerca de 6.850 famílias, com um total de 27 mil pessoas.

- O município perdeu muitos anos por falta de investimento público. Mas, as parcerias do estado e do município com o governo federal e entre o estado e a prefeitura vão trazer, cada vez mais, recursos e melhorias para São João de Meriti. Estas obras, que estavam paralisadas e em apenas 15 dias conseguimos tirar do papel, são o começo de uma nova era aposta o prefeito.

Segundo o secretário de Obras, Samuel Shuster, a prefeitura pleiteou junto ao Ministério das Cidades mais recursos do PAC para outras áreas da cidade, cuja resposta está sendo aguardada para a próxima semana.

O município é muito carente em termos de infraestrutura e é um dos que possui maior densidade demográfica da América Latina. Numa área de 34 quilômetros quadrados vivem 600 mil pessoas enfatizou Shuster.

Também prestigiaram a solenidade o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Jorge Picciani, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, os secretários de Governo, Wilson Carlos de Carvalho, de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e de Habitação, Leonardo Picciani, entre outros convidados.