Águia de Madureira vem cheia de tecnologia
Evelyn Soares, Jornal do Brasil
RIO DE JANEIRO - Lâmpadas no lugar de plumas, fibra ótica ao invés de penas: a tecnologia atuando de maneira incisiva na inclusão social é o mote que a Portela levará para a Marquês de Sapucaí. Terceira escola a desfilar na segunda-feira, a azul-e-branco de Madureira vem com samba Derrubando fronteiras, conquistando liberdade... Rio de paz em estado de graça!. Tema a princípio ousado para uma das únicas agremiações que estão no grupo especial desde o primeiro desfile, em 1935.
Por ser a Portela, escola de grande tradição na cultura carioca, ficamos receosos ao apresentar o tema. Mas, mesmo sendo diferente, foi muito bem recebido pelo presidente e pela diretoria afirma o carnavalesco Amauri Santos, que trabalha com Alex de Oliveira desde abril na escola.
Nilo Figueiredo, presidente da agremiação, chegou em 2005, apostou em novos nomes (como os dos dois carnavalescos) para continuar inovando nos desfiles da Águia de Madureira. Com o apoio da comunidade, ele tem a esperança de fazer um bom desfile.
Uma marca presente na escola é a determinação. E é isso que esperamos que todos os integrantes continuem demonstrando diz.
Para Amauri, um bom samba e uma boa fantasia permitem que o componente venha mais animado. Os diretores de Carnaval, Marcelo Jacob e Alex Fab, confirmam a tese.
Nos diversos ensaios que realizamos, estamos acertando campos como evolução, harmonia e alguns detalhes em alas com coreografia. E, à medida que o tempo passa, percebo a vontade da cada um em conquistar o público afirma Marcelo, acrescentando que os ensaios estão cada vez mais animados.
Um dos destaques que desfilariam na passarela do samba seria o prefeito Eduardo Paes. Mas o presidente reconhece que, para não criar polêmica, ele não vai sair. Mas, caso a escola fique entre os quatro primeiros colocados, o prefeito do Rio desfilará.
Eletricidade
O mundoHigh tech é que dita a ordem no barracão: muitos trabalham na parte elétrica, instalando lâmpadas LEDs e fios de fibra ótica em alegorias e fantasias. Cerca de 300 homens e mulheres trabalham em 8 carros, 5 tripés e 4 mil fantasias, sendo 2.500 dadas à comunidade. A jornada de trabalho é das 9h às 20h, dividida em dois turnos para manter o ritmo da produção.
O carro abre-alas, que levará o símbolo da escola, ainda está no esqueleto. A sempre aguardada Águia da Portela é o maior segredo da escola.
É melhor preparar os olhos e o coração. Esta será a (águia) mais impactante de todos os Carnavais avisa Alex de Souza, enigmático.