Flamenguistas e Mangueirenses fazem a festa no Hemorio
JB Online
RIO - No fim da manhã de hoje, torcedores do Flamengo e integrantes da escola de samba Mangueira estiveram no Hemorio fazendo uma grande festa, dando continuidade à campanha Vista a Fantasia da Solidariedade, lançada na última terça-feira (26). A ação, que tem o objetivo de alertar a população para os riscos da falta de sangue no período de Carnaval, tem a meta de conseguir 1000 bolsas de sangue para compor o estoque extra para as possíveis demandas na semana da folia.
A cantora Sandra de Sá, o sambista Dudu Nobre e a ex-BBB Priscila Pires estiveram no Hemorio, que é um órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) para apoiar a campanha, ao lado dos mascotes do clube e da bateria da verde e rosa.
Sandra de Sá, que é doadora, fez questão de convocar todas as torcidas do Rio de Janeiro para participar da campanha do Instituto.
- Eu faço um apelo para que toda a nação rubro-negra participe, mas é muito importante enfatizar que todas as torcidas devem fazer o mesmo, pois qualquer um de nós pode precisar um dia lembrou Sandra de Sá.
Priscila Pires, que não pôde doar por causa de uma tatuagem recente também fez questão de abraçar a causa e explicou que a necessidade de sangue é diária.
- Assim que eu puder doar eu farei, pois é um ato tão simples, que não vejo o porquê de não nos engajarmos nessa causa tão importante. A doação voluntária precisa fazer parte da rotina da população, pois todos os dias há pessoas precisando de sangue para sobreviver frisou Priscila.
Dudu Nobre também fez questão de enfatizar a importância da doação de sangue nesta época de Carnaval.
- Quando falamos do Carnaval logo pensamos em alegria, gente bonita, praia e sol, mas também devemos pensar no lado mais responsável, como não beber antes de dirigir e doar sangue com regularidade. Esta época é crítica para os hemocentros e todos nós devemos fazer a nossa parte para que os estoques estejam abastecidos disse o sambista.
Segundo a médica Naura Faria, chefe do Serviço de Atendimento ao Doador do Hemorio, realmente neste período há uma queda muito grande no comparecimento de doadores.
- A queda nas doações acontece em todo o Brasil nesta época, que pode chegar até mais de 50%. Essa diminuição afeta os estoques estratégicos dos hemocentros, podendo levar a um desabastecimento, caso não haja uma mobilização. Esta campanha é muito importante pois lembra que as agremiações que fazem desta festa um acontecimento inesquecível também se preocupam com toda a questão da responsabilidade social. O Carnaval é uma festa do povo e a campanha também é totalmente voltada para a população destacou a médica.
O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde conveniadas ao Sistema Único de Saúde SUS, entre elas, as grandes emergências, maternidades e UTI´s.
O Hemorio coleta uma média de 300 bolsas de sangue por dia, apesar da capacidade de atender o dobro de voluntários. Cerca de 1,8% da população doa sangue regularmente, o que ainda é muito baixo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde OMS, seriam necessários que 5% da população adotasse a prática. No Rio de Janeiro ainda há mais 26 postos públicos de coleta de sangue coordenados tecnicamente pelo Hemorio, como o dos hospitais Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel; da Posse, em Nova Iguaçú; Geral de Bonsucesso; Clementino Fraga Filho (Fundão), na Ilha do Fundão e Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiras. Os endereços e horários de funcionamento dos postos podem ser obtidos pelo Disque Sangue (0800 282-0708) que esclarece outras dúvidas e agenda a doação com hora marcada.
O Hemorio, que fica na Rua Frei Caneca, 08 (ao lado do Campo de Santana), no Centro, funciona todos os dias das 7 às 18 horas, inclusive sábados, domingos e feriados (funcionará normalmente durante todos os dias de Carnaval).
Para ser um doador de sangue o voluntário deve trazer um documento oficial de identidade com foto (original), ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Não é necessário estar em jejum. Só deve ser evitada a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação e a de bebidas alcóolicas nas últimas 12 horas.
Para mais detalhes sobre a campanha, o Hemorio criou um hotsite onde o internauta pode acompanhar as ações. Basta clicar www.hemorio.rj.gov.br/carnaval ou também através do Twitter - www.twitter.com/hemorio. Através do Disque-Sangue (0800 282 0708) é possível buscar informações sobre os horários de funcionamento das outras 26 unidades de coleta distribuídas no Rio de Janeiro.
As informações são da assessoria de imprensa