Píer Mauá recebe veleiros para regata internacional
Caio de Menezes, Jornal do Brasil
RIO DE JANEIRO - Foram inauguradas na sexta-feira, no Píer Mauá, na Zona Portuária, as instalações que receberão as embarcações do Grandes Veleiros Rio 2010 Velas Sudamerica. O evento reunirá, a partir de domingo, embarcações de nove países, vai até o próximo dia 7 de fevereiro e terá entrada gratuita.
O comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, afirmou que o evento é uma oportunidade para conhecer a arma e outras culturas.
Ao todo, as nove embarcações reunirão em torno de 2 mil tripulantes. Não será apenas a regata, o evento esportivo. Será o momento em que a Marinha estará perto da população, mostrando o interior do navio Cisne Branco, por tanto, um evento cultural ressaltou.
O secretário Municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Melo, disse que a atração valoriza o porto.
O evento mostrará ao mundo, que o porto vem sendo revitalizado. Vai mostrar a força que existe aqui, trazendo toda a cidade para conhecer os navios, que são a essência da região, aliados a muito entretenimento ressaltou.
Durante o evento, se apresentarão as bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais, blocos carnavalescos e a bateria da Escola de Samba Unidos da Tijuca. O público pode conferir ainda, exposições em quiosques, shows de músicas, parque infantil e danças típicas.
Antes da inauguração, durante a Operação Porto Seguro, realizada pela Delegacia Especial de Apoio ao Turista (Deat), um táxi pirata com selo e taxímetro adulterados foi apreendido nas proximidades do Píer Mauá, no Centro.
O taxista, Carlos Henrique Gomes Rodrigues, de 41 anos, foi autuado por exercício ilegal da profissão.
Pontos turísticos
Segundo o delegado da especializada, Fernando Vila Pouca, as operações estão sendo realizadas com freqüência em diversos pontos turísticos da cidade, e também nos terminais rodoviários, aéreos e marítimos.