Associação estima 50 pessoas desaparecidas no Morro do Bumba

Por

Luís Bulcão Pinheiro, Portal Terra

NITERÓI - De acordo com levantamento feito pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro, 50 pessoas continuam desaparecidas no deslizamento do Morro do Bumba, em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, ocorrido na quarta (7).

Segundo o presidente da entidade, Claudio Almeida, para se chegar ao número, foram cruzados os dados de listas com os nomes dos mortos do IML, registros de cartório e listas do programa Saúde da Família, além de um levantamento feito pelos moradores do local.

As equipes de emergência retiraram 36 corpos soterrados no Morro do Bumba, além de uma vítima que morreu no hospital, totalizando 37 mortes. No Estado do Rio de Janeiro, o número de vítimas fatais chega a 231, segundo dados do corpo de Bombeiros.

Desde a tarde de domingo não são encontrados corpos no Morro do Bumba. Nesta segunda-feira, os trabalhos dos bombeiros continuaram, mas foram interrompidos pela manhã em virtude da chuva. A corporação estima que apenas 22% da terra, lama e entulhos foram retirados.

Estragos e mortes

A chuva que castiga o Rio de Janeiro deixou pelo menos 231 mortos e centenas de feridos, alagou ruas, causou deslizamentos e destruição no Estado. Segundo o Instituto de Geotécnica do Município do Rio (Geo-Rio), desde o início do mês foi registrado índice pluviométrico entre 200 mm e 400 mm (dependendo da localidade). É o maior índice de chuvas na cidade desde que começou a medição, há mais de 40 anos. A média prevista pro mês de abril é de 91mm.