Brincadeira faz a diferença no tratamento de crianças internadas

Por

Numa iniciativa pioneira na Região dos Lagos e Baixada Litorânea, o Hospital Municipal de Rio das Ostras tem obtido resultados positivos na recuperação de crianças internadas na unidade depois da inauguração da Briquedoteca, há pouco mais de um ano. O espaço lúdico montado na área de convivência do hospital tem o objetivo de resgatar a auto-estima, a alegria, preservar a saúde emocional das crianças e enriquecer o relacionamento familiar. Dessa forma, elas são estimuladas em diversos tipos de brincadeiras e jogos, o que faz com que a recuperação seja mais rápida. Sem falar que, dessa maneira, os pequenos são preparados para retornar às atividades diárias e escolares. A iniciativa faz parte da política de humanização que a Prefeitura está implantando na área da saúde, com o objetivo de que os pacientes se sintam mais bem-recebidos. Além disso, garante o direito primário das crianças de brincar.

 

A brinquedoteca fica no primeiro andar do Hospital Municipal de Rio das Ostras, próxima a ala de pediatria, e está à disposição das crianças internadas. O local foi preparado para receber o público infantil e dispõe de brinquedos, jogos, material para desenho e pintura, TV e DVD. Segundo o corpo técnico que atende a pediatria do Hospital, os pacientes, depois da implantação da brinquedoteca, apresentam melhor adaptação ao ambiente e uma melhora mais rápida. Os principais casos de resultados positivos são com as crianças que necessitam tratamento de patologias neurológicas e de desenvolvimento motor. 

 

- Oferecer um ambiente lúdico para as crianças que estão internadas faz do hospital um lugar mais aprazível. Os pacientes podem brincar, conviver com outras crianças e nós aproveitamos o espaço para fazer o tratamento de fisioterapia, com quem precisa - explicou a fisioterapeuta Niele de Matos Gomes, do Hospital Municipal de Rio das Ostras.