Por conta de violência mais nove escolas fecham no Rio
Nove escolas da rede estadual da capital fluminense e em São Gonçalo, região metropolitana do Rio, foram fechadas na tarde desta sexta-feira, por causa dos intensos ataques de criminosos na cidade. Na capital, as unidades escolares ficam na Penha, Olaria, Manguinhos, Bonsucesso, Mangueira e Higienópolis, onde ocorrem os conflitos. Já em São Gonçalo, elas estão localizadas em Gradim e no bairro do Rocha.
Segundo a Secretaria Estadual de Educação, as aulas foram suspensas devido à dificuldade de acesso dos alunos e professores. A secretaria informou ainda que já está planejando a reposição do conteúdo educacional.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, 135 escolas não funcionaram no período da manhã, principalmente as que ficam próximas ao Complexo do Alemão, deixando 47.312 alunos sem aulas.
A coordenadora-geral do Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe), Vera Nepomuceno, disse haver um déficit de profissionais mesmo nas escolas em funcionamento, porque muitos moram em regiões que estão fortemente armadas e estão com medo de sair de casa. "A gente tem relato de muitas pessoas que não estão conseguindo chegar ao seu local de trabalho".
Nepomuceno destacou que o Sepe já entrou em contato com a Secretaria de Educação para garantir o abono de ponto dos profissionais que estão faltando por causa da onda de violência na cidade. "Em muitas escolas houve um entendimento e suspenderam as aulas".