Secretaria de Obras: PAC no Alemão "segue projetos aprovados pela Caixa"

Por

 

 

A Secretaria de Estado de Obras divulgou nota nesta segunda-feira a respeito da denúncia de que operários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) teriam sido obrigados por traficantes a construir túneis para a fuga do complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. De acordo com o órgão, as obras "seguem rigorosamente os projetos aprovados pela Caixa Econômica Federal" e as galerias foram construídas em extensão e diâmetro "compatíveis com o escoamento do grande volume de águas pluviais e esgoto da comunidade".

A denúncia teria partido de um morador da comunidade e já está sendo investigada pela polícia. De acordo com esse morador, que não quis se identificar, os criminosos já previam a invasão das forças de segurança e mandaram construir esses túneis para fugir.

Veja a nota: 

"A Secretaria estadual de Obras e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) esclarecem que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em curso nos complexos do Alemão, Manguinhos e Rocinha seguem rigorosamente os projetos aprovados pela Caixa Econômica Federal. Para os recursos serem liberados pelo governo federal e as obras seguirem seu cronograma, as intervenções, contidas nos projetos, são sistematicamente fiscalizadas e medidas, e não podem ser alteradas.

Cabe também ressaltar que as galerias, no Complexo do Alemão, foram construídas em extensão e diâmetro - baseados em projetos previamente aprovados - compatíveis com o escoamento do grande volume de águas pluviais e esgoto da comunidade, que abriga centenas de milhares de pessoas, em locais de grande aclividade."