Choque de Ordem estoura depósito clandestino na Praia de São Conrado

Por

 

RIO - Uma operação Choque de Ordem realizada por agentes da Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop), na tarde de ontem, dia 7, um dia antes do início da Operação Verão 2011(que começou na manhã de hoje), estourou um depósito clandestino com grande quantidade de mercadoria de ambulantes que estavam escondidas em um porão localizado embaixo do Posto 13 na Praia de São Conrado.

Através de denúncias, agentes de Controle Urbano da Seop constataram a ilegalidade e apreenderam: 434 cadeiras plásticas, 167 cadeiras de alumínio, 176 guarda-sóis, nove bancos, três mesas de plástico, duas armações de barraca, bomba d`água, 847 latas de cerveja e 687 bebidas não alcoolicas.

As mercadorias estavam estocadas em local onde havia esgoto in natura e presença de ratos. Todo o material apreendido foi levado para um depósito da Prefeitura. Durante a operação, 500 kg de lixo (pedaços de madeira e de ferragens) foram recolhidos pela Comlurb. No momento da fiscalização, um homem afirmou que tomava conta do local e recebia R$ 50 de barraqueiros de praia para guardar as mercadorias no depósito clandestino. Participaram da ação: agentes de Controle Urbano da Seop, guardas municipais, com apoio de policias militares.

Depois de um ano, o Choque de Ordem voltou, nesta quarta-feira, 8 de dezembro, de forma ostensiva às praias com ajuda de 56 reboques.

- Não haverá tolerância com os motoristas que insistirem em parar seus veículos de forma irregular tanto no trecho da orla quanto nas ruas transversais. Estamos com o dobro de reboques do ano passado. Ao contrário do que aconteceia nas décadas passadas, hoje, o transporte público, metrô e ônibus, é a opção ideal para aqueles que desejam ir à praia, um cartão postal do Rio. A fiscalização na faixa de areia implementada pela Prefeitura, através da Ordem Pública, em dezembro do ano passado, também comprova que é possível proporcionar uma praia mais limpa e organizada para os cariocas e seus visitantes - disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.

Balanço de um ano de fiscalização nas praias

140 bolas de altinhos apreendidas na beira d´água

Apreensão de mercadoria:

- 57.939 unidades 

- 16.621 perecíveis 

- 15.350 unidades de bebidas 

- 3.269 barracas e cadeiras 

- 158 botijões de gás

68 Detenções:

- 47 flanelinhas 

- 8 pessoas presas por furto 

- 4 presos por desacato 

- 7 presos por outros motivos

Estacionamento irregular:

- 13.882 multados 

- 9.989 rebocados