Paes dá continuidade ao projeto Prefeitura Itinerante na Leopoldina
Prefeito vai apresentar o projeto de construção do Plano Inclinado da Igreja da Penha e o Projeto Arena Carioca da Penha
RIO - O prefeito Eduardo Paes dá continuidade neste domingo a mais uma edição do projeto Prefeitura Itinerante, que desta vez chega ao subúrbio da Leopoldina, incluindo os complexos do Alemão e da Penha e os bairros do entorno.
De sexta-feira a domingo, o prefeito transferiu seu gabinete para aquela região, onde percorrerá os complexos da Penha e do Alemão e os bairros da Penha, Penha Circular, Inhaúma, Ramos, Olaria, Bonsucesso, Engenho da Rainha e Higienópolis. Nas visitas a estas dez localidades, Paes está ouvindo as necessidades da população e apresentando diversos projetos, além de dar início a um conjunto de obras e melhorias nas áreas da Saúde, Educação, Habitação, Transportes e Urbanização.
Amanhã, às 9h, Paes apresenta o projeto de construção do novo Plano Inclinado da Igreja de Nossa Senhora da Penha e, logo após, assiste à missa das 10h. A prefeitura vai investir R$ 17,6 milhões na construção de dois planos inclinados sobre trilhos, um com 188 metros e outro com 58 metros de extensão. O equipamento terá cabine panorâmica, com capacidade para transportar 25 passageiros.
A obra vai dar continuidade ao plano inclinado implantado em 2003 e possibilitar a integração com a Vila Cruzeiro. Também está prevista a revitalização da área do antigo parque de diversões e melhorias na Igreja da Penha, onde haverá recuperação nas fachadas e no telhado, limpeza e pintura da amurada no entorno da Igreja, recuperação do piso no entorno e recuperação e pintura dos guarda-corpos da escadaria de acesso à Igreja.
Às 11h, Eduardo Paes apresenta o projeto da Arena Carioca da Penha, que será construído no Parque Ari Barroso e vai ocupar uma área de 2 mil m², com três pavimentos e uma construção anexa. A Arena é uma nova versão das antigas Lonas Culturais. Agora os espaços são mais modernos, com design arrojado e estruturas mais resistentes feitas de alvenaria, com áreas para shows e espetáculos de teatro e para oficinas e ainda uma novidade na parte externa: um espaço que funciona com telão para projeção de filmes.
Em seguida, o prefeito entrega três das seis linhas de “cabritinhos” (transporte complementar dentro das comunidades) nos complexos do Alemão e na Vila Cruzeiro. Duas linhas vão circular no complexo do Alemão: uma vai operar no trecho Nova Brasília (Fazendinha)/Alvorada, com frota de 11 veículos, e a outra, também com 11 kombis, fará o itinerário Canitá/Piancó (Morro do Adeus). A terceira linha fará o trecho Penha/Vila Cruzeiro, com uma frota de nove veículos.
A Secretaria Municipal de Transportes calcula que, em um mês, as outras três linhas de cabritinhos já estarão circulando no Alemão. Juntas, as seis linhas de cabritinhos, com uma frota de cerca de 120 kombis, podem transportar 10.600 passageiros por semana, percorrendo em viagens estimadas em 10 min (as da Vila Cruzeiro) e 30 min (das comunidades do Alemão) cerca de 34 quilômetros nos itinerários de ida e volta.