DER conclui 80% dos serviços programados na RJ-102
RIO - O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) vem mobilizando esforços para agilizar as obras de melhorias físicas e operacionais na RJ-102, concluindo, até o momento, 80% dos serviços programados. Esse projeto é de suma importância para o desenvolvimento social e turístico da Região dos Lagos, já que vai modernizar 7,7 km de extensão dessa rodovia, no trecho que liga o Portal de Búzios até a divisa com Cabo Frio.
As atividades contam ainda com alargamento de pista, com aplicação de acostamentos para segurança dos motoristas, instalação da nova sinalização com controle de velocidade e ainda a construção de uma ciclovia para atender os moradores locais. O investimento do Governo do Estado é de cerca de R$ 12,9 milhões, com a expectativa de conclusão dos serviços para março de 2011.
Segundo a equipe técnica que está à frente do projeto, as chuvas constantes, burocracia com licenças ambientais e complicações não previstas nas áreas de dutos e postes de iluminação pública retardaram, consideravelmente, o bom andamento dos serviços.
As obras na RJ-102 contam com 50 funcionários e cerca de 20 máquinas (retro, patrol, rolo-compressor e caminhões) destinadas para obra. O DER-RJ praticamente concluiu os serviços de drenagem em toda extensão, já aplicando a primeira camada de asfalto e o finalizando parte do alargamento de pista, para implantação de ciclovia e calçada para pedestres. O plano de obra prevê ainda a implantação e rebaixamento de bueiros, a retirada de iluminação pública e de fios de alta tensão, além da utilização de um novo traçado para fugir da reserva ambiental APA Pau-Brasil.
A RJ-102 possui ao todo 152,40 Km de extensão, atravessando os municípios de Niterói, Maricá, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo e Cabo Frio.