Município do Rio amortiza parte de dívida com a União e ganha desconto nos juros

Por Wellton Máximo

Brasília – O município do Rio de Janeiro teve os juros da dívida com a União reduzidos. A prefeitura amortizou parte do débito refinanciado em 1999 e ganhará desconto de 1,5 ponto percentual nas taxas. A operação foi fechada no dia 23, mas só divulgada hoje (29) pelo Ministério da Fazenda. A prefeitura pagou a segunda parcela da amortização, no valor de R$ 885,9 milhões. Como o valor equivale a mais de 10% do saldo devedor atualizado, o município teve os juros reduzidos. Em vez de ser corrigida pelo IGP-DI mais 7,5% ao ano, a taxa passou para IGP-DI mais 6% ao ano.


Foi a segunda vez em pouco mais de um ano que o município foi beneficiado com a redução de juros. Em agosto de 2010, a prefeitura carioca tinha pago a primeira parcela extraordinária da amortização e obtido a redução dos juros. Na ocasião, as taxas também caíram 1,5 ponto (de IGP-DI mais 9% ao ano para o IGP-DI mais 7,5% ao ano).

De acordo com o Tesouro Nacional, além do Rio, três municípios que refinanciaram dívidas com a União adiantaram parcelas da amortização nos últimos anos e também se beneficiaram das taxas menores: Governador Valadares (MG), Recife e São José dos Campos (SP).