Veja o que abre e fecha no feriado da Consciência Negra no Rio
Com o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado em mais de 700 municípios do País nesta terça-feira para celebrar a morte de Zumbi dos Palmares, comércio e serviços da capital fluminense funcionarão em horários diferenciados. Transportes públicos, como as barcas e o metrô, funcionam em regime especial. Confira o que abre e o que fecha no Rio de Janeiro:
Bancos
Os bancos ficam fechados na terça-feira.
Metrô
Na terça-feira, o metrô circula das 7h às 23h, com transferência de linhas na estação Estácio.
Barcas
A principal linha entre Rio e Niterói, que sai da Praça XV até a estação Araribóia, no Centro de Niterói, opera nesta terça das 5h30 às 23h30, com 30 minutos de intervalo. A primeira saída do Rio está prevista para 6h. Em Niterói, a primeira barca sai às 5h30.
A linha Praça XV-Charitas não opera na terça. Também não circula a linha Praça XV-Cocotá, na Ilha do Governador. Já as barcas da linha Praça XV-Paquetá circulam normalmente entre os dias 15 e 20 de novembro.
Comércio de rua
Segundo o Sindilojas-RJ, o comércio de rua está autorizado a funcionar normalmente no dia 20 de novembro, com horários a critério de cada loja, de acordo com o acertado entre patrões e empregados.
Shoppings
O horário de funcionamento é facultativo. No Barra Shopping, por exemplo, as lojas funcionam das 15h às 21h, e as praças de alimentação ficam abertas das 10h às 23h, no dia 20 de novembro. No Rio Sul, as praças de alimentação abrem ao meio-dia, e fecham às 21h, na quinta, domingo e terça-feira. As lojas funcionam das 15h às 21h.
Supermercados
Segundo a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (Asserj), as redes estão autorizadas a funcionar normalmente na terça. O fechamento é facultativo para cada rede.
Loterias
Neste feriado da Consciência Negra, as loterias ficam fechadas.
Correios
As agências de correios também fecham nesta terça-feira, com exceção da unidade do aeroporto do Galeão, que funcionam das 8h às 15h30.