Rio tem manhã de congestionamento com fechamento do mergulhão
Motoristas enfrentam uma manhã de trânsito congestionado nesta segunda-feira (17), no Centro do Rio, após o fechamento do Mergulhão da Praça XV e a implantação de mão dupla na Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo.
As intervenções fazem parte do avanço das obras no projeto Porto Maravilha, na Zona Portuária. A faixa central da Rio Branco agora está destinada à circulação de táxis, no sentido Cinelândia.
As faixas laterais estão disponíveis para o tráfego de ônibus: duas no sentido Candelária e as outras duas em direção à Cinelândia. A proibição de circulação de carros de passeio na Av. Rio Branco passa a valer nos dias úteis, das 5h às 21h, e aos sábados, das 5h às 15h. Nos domingos e feriados, não há restrições à circulação de veículos particulares pela via.
A falta de informação, no entanto, foi a grande reclamação dos motoristas e passageiros que enfrentaram mais essa mudança no trânsito do Centro do Rio. A falta de placas e o improviso na orientação das pessoas marcaram as novas inversões de mão das rua da região. Passageiros de ônibus que esperavam o transporte na Avenida Rio Branco estavam completamente perdidos e muitos atrasados para chegar ao trabalho devido à falta de informação. Alguns pontos mudaram de lugar sem que os usuários fossem informados.
Os motoristas que passavam pela Avenida Presidente Vargas na direção da Candelária perdiam quase 40 minutos para percorrer o trecho desde a Praça Onze. Para evitar mais atrasos na chegada ao trabalho, os passageiros dos ônibus estavam saltando e andando a pé o restante do trajeto. O secretário Municipal de Transportes do Rio, Carlos Roberto Osório, que foi ao Centro da cidade para ver o caos provocado pelas mudanças, foi reconhecido e abordado por várias pessoas, mas as respostas foram as mesmas que vem dando desde quando as obras começaram.
O prefeito Eduardo Paes, mais uma vez pediu a colaboração da população para evitar o deslocamento até o Centro de carro. "Contamos com a colaboração de todos para evitar ir de carro para o Centro. Se tivermos a mesma quantidade de veículos que temos habitualmente, o Centro do Rio vai parar", disse Paes. A proibição de circulação de carros particulares na Rio Branco passa a valer nos dias úteis, das 5h às 21h, e aos sábados, das 5h às 15h. Nos domingos e feriados, não há restrições à circulação de veículos particulares pela via.