Crise afeta vendas no Carnaval do Rio
Obras, trânsito e calor prejudicaram desempenho do varejo
A terra do Carnaval também passa por problemas. Vendedores e lojistas do mercado popular da Saara, no Centro do Rio, relatam que as vendas neste período de festa caíram em relação ao ano passado. Segundo a vendedora da loja Bazar Big Big, Tháis Marcia, a expectativa para o período era alta, mas isso não se concretizou. A vendedora informou que as vendas estão fracas e, apesar de ser o seu primeiro ano na função, ela imaginava ser diferente. “É a minha primeira vez aqui, mas eu tô achando que tá fraco. Era para estar vendendo bastante, porque o pessoal gosta de zoar, comprar as coisas, se fantasiar e eu acho que está meio fraco”, disse.
O gerente Nilton Barcelos da Silva explicou que a loja em que trabalha não sobrevive somente do Carnaval, mas as vendas também foram abaixo do esperado para o período. De acordo com Nilton, a partir da próxima semana o foco será inteiramente no Carnaval, portanto a esperança de faturar com o período ainda existe. “O Carnaval ainda não começou, se misturou a festa com a volta às aulas e nós trabalhamos com os dois motivos. Está se vendendo o Carnaval, mas muito pouco, comparado ao ano passado é muito pouco. A partir da próxima segunda –feira nós vamos focar, vai ser uma semana decisiva”, disse o gerente.
Já o gerente da Casa Pinto Tecidos, David de Araújo Rodrigues afirmou que as vendas fracas podem ser atribuídas ao trânsito e ao calor. “Nós fomos muito prejudicados este ano em relação a 2013. Por conta do trânsito, das obras, do calor”, disse. “O movimento em si deu para perceber a diferença”, afirmou David.
*Do Programa de Estágio do JB