Inea supervisiona contenção de óleo que vazou de duto da Transpetro
Técnicos do Serviço de Operações de Emergência (Sopea) do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) vão supervisionar durante o final de semana as ações de contenção e recolhimento do óleo cru que vazou nesta sexta-feira (19/06) de um duto da Transpetro em Mangaratiba. As equipes de emergência da empresa instalaram barreiras absorventes e de contenção na foz do Córrego Tinguaçu, para evitar que o óleo atinja a Baía de Sepetiba.
As estimativas iniciais indicam que uma extensão de cerca de dois quilômetros do córrego e do manguezal adjacente podem ter sido atingidos pelo óleo. O vazamento aconteceu no início da manhã e, de acordo com informações da Transpetro, teria havido uma violação de acesso ao local onde se encontram as válvulas de controle do fluxo de óleo que passa pelos dutos, indicando um possível ato de vandalismo.
Em virtude do mau tempo, não foi possível fazer sobrevoo na área do vazamento, próxima às praias de Coroa Grande e Itacuruçá. As ações das equipes de emergência nas margens do córrego também foram suspensas devido à chuva forte do final da tarde desta sexta-feira.