Escolas da rede estadual participam do projeto olímpico Conexão Transforma

Intercâmbio cultural conta com a parceria de consulados de 17 países

Por

A Secretaria de Educação, o Comitê Organizador das Olimpíadas Rio 2016 e representantes dos consulados que participam do projeto Conexão Transforma se reuniram no primeiro encontro da parceria, que vai promover, por meio de intercâmbio de informações, o compartilhamento cultural entre escolas de diferentes nações. Na reunião, na semana passada, houve a apresentação das principais etapas da ação e sorteio para definição das escolas e consulados que trabalharão em conjunto nessa troca de conhecimentos.

O objetivo é promover o intercâmbio cultural entre estudantes de Ensino Médio, de 15 a 18 anos, de 17 escolas públicas do Rio de Janeiro e de outras 17 de diferentes países. Em três etapas, os alunos vão produzir uma caixa cultural com a apresentação do seu país, irão criar um vídeo mostrando um esporte olímpico e um paralímpico e organizar uma feira cultural para apresentar ao público a cultura da sua “escola amiga”. 

Nas unidades escolares, equipes formadas por coordenadores pedagógicos, professores de Educação Física, tutores e agentes jovens, todos já capacitados pelo projeto, vão desenvolver e apoiar as ações. Os consulados participarão das apresentações e intermediarão a troca dos trabalhos produzidos pelos estudantes das 34 nações. 

Para a diretora adjunta do Colégio Estadual Olga Benário Prestes, Luciette Pereira, a iniciativa cria uma troca de informações que pode ajudar professores e alunos a descobrirem novas modalidades de esporte, cultura e ações educativas. 

"Algumas modalidades esportivas são desconhecidas dos nossos estudantes, seja por motivos culturais ou pela falta de oportunidade. O projeto vai promover, aqui, os esportes que são praticados nas nossas escolas amigas. Essas ações irão incentivar os jovens a incorporarem novas práticas na área dos esportes", disse a diretora. 

O Conexão Transforma faz parte do projeto Transforma que, também em parceria com o Comitê Olímpico, teve início na rede estadual de ensino em 2014 e, hoje, já promove ações e atividades esportivas em 166 unidades. As atividades propostas irão abranger os próximos cinco meses que antecedem as Olímpiadas. 

Abaixo, as unidades do projeto e o respectivo consulado que participará do intercâmbio com cada escola:

Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade – Estados Unidos

Ciep 412 Dr. Zerbini – Noruega

C.E. Dom Antônio de Almeida Moraes Junior – Canadá

C.E. Olga Benário Prestes – Argentina

C.E. Professor Clóvis Monteiro – Panamá

C.E. Hispano-Brasileiro João Cabral de Melo Neto – Espanha

C.E. Marechal João Baptista de Mattos – Grã-Bretanha

C.E. Antônio Houaiss - Russia 

C.E. Hebe Camargo – Cabo Verde

C.E. Monsenhor Miguel Santa Maria Mochon – Peru

C.E. Bangu – Uruguai

C.E. Erich Walter Heine – Japão

Ciep 476 Elias Lazaroni – Holanda

C.E. Pedro Álvares Cabral – Alemanha

C.E. Infante Dom Henrique – Suíça

C.E. Monteiro de Carvalho – Itália

Ciep 449 Gov. Leonel de Moura Brizola Intercultural Brasil – França