Primeiro balanço dos Jogos Rio 2016 apresenta resultado positivo

Por

A Prefeitura do Rio divulgou, neste sábado (06\08), o balanço das operações após a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.  Entre 15h e 20h de sexta-feira, 26.500 passageiros desembarcaram nas estações São Cristóvão, Maracanã e São Francisco Xavier de metrô. A SuperVia registrou 300 mil embarques e os feitos após a solenidade no Estádio do Maracanã representaram 10% do total. O BRT transportou 43 mil usuários entre as paradas Jardim Oceânico x Centro Olímpico e Recreio x VIla Militar, com intervalo de 10 minutos entre os ônibus.

"Agradecemos à população e aos visitantes que atenderam as orientações da prefeitura e utilizaram as estações de São Francisco Xavier e São Cristóvão para chegar ao Maracanã, assim como a de São Cristóvão da SuperVia. As interdições e bloqueios funcionaram, o que garantiu o sucesso das operações" disse o secretário executivo de Coordenação de Governo, Rafael Picciani.

A estação de São Cristóvão apresentou o maior movimento de passageiros de desembarque em direção ao Maracanã, com 11.600 pessoas, seguida pela Maracanã, com cerca de 8 mil e 7 mil na São Francisco Xavier. O metrô registrou maior movimento de embarque nas estações Central, General Osório, Botafogo, Carioca, Siqueira Campos, Uruguaiana e Cardeal Arcoverde.  A estação do Maracanã não foi recomendada aos usuários devido aos bloqueios de segurança e o trajeto ser muito mais longo.

Para a ida, a população contou com trens regulares no ramal da Central da Brasil. Na volta para casa, a operação foi estendida até às 0h20 deste sábado. Foram disponibilizadas oito viagens extras para Japeri e oito para Santa Cruz. As estações com permissão de embarque foram Central do Brasil, São Cristóvão, Maracanã e Madureira. As demais funcionaram apenas para o desembarque.

"Após a saída do público do Maracanã, em pouco mais de uma hora as vias foram liberadas. As câmeras de monitoramento mostraram que, por volta de 1h30, não havia quase ninguém para embarcar.  A sensação de que houve sintonia entre quem foi ver o espetáculo e as recomendações é mais uma prova de que o Rio terá jogos inesquecíveis", destacou o coordenador do Centro de Operações Rio (COR), Pedro Junqueira.

As recomendações permanecem as mesmas: evitar o uso de automóvel e utilizar o transporte público para se deslocar pela cidade. Neste sábado, mais de 20 modalidades são disputadas em várias regiões da cidade, com destaque para a prova de ciclismo de estrada que prova impacto sobre o trânsito de Copacabana a Grumari.

A programação de fechamento das vias no entorno do Maracanã começou no primeiro minuto de sexta-feira, conforme o previsto. Toda a operação contou com 650 controladores da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal. Foram empregados também 65 veículos operacionais e 85 motocicletas para monitoramento da região e rápido deslocamento em caso de alguma necessidade. Foram utilizados 70 painéis de mensagens variáveis – entre fixos e móveis – que informaram sobre as alterações no trânsito, rotas alternativas e as condições do tráfego. Além disso, 40 reboques ficaram posicionados nos arredores para desobstrução das vias em caso de acidente ou quebra de algum veículo. Todos os deslocamentos para o Maracanã foram realizados dentro do planejamento e  sem registros de impactos representativos à circulação das principais vias. Atletas e autoridades não tiveram qualquer retenção nos seus deslocamentos para a cerimônia. 

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a GM-Rio atuaram no entorno do estádio durante a cerimônia de abertura, com 295 agentes e seis reboques. Os agentes atuam no controle urbano, trânsito, estacionamento irregular, venda irregular de bebidas por estabelecimentos comerciais e ambulantes irregulares. A exposição de marcas sem autorização e marketing de emboscada também foram fiscalizadas por agentes da divisão de publicidade da secretaria. Até as 20h de sexta, a fiscalização rebocou 25 veículos por estacionamento irregular e multou outros 86. Os fiscais apreenderam, com ambulantes não autorizados, 72 roupas e adereços, 63 bandeiras e cerca de 30 quilos de biscoito.  

Para o monitoramento do evento, o COR ativou as bancadas olímpicas, setores de monitoramento que acompanham a agenda dos Jogos Rio 2016 e atuam na resposta a ocorrências não previstas. Com apoio de aproximadamente 30 câmeras disponíveis na região, foram identificadas retenções na Rua São Francisco Xavier, após a implantação dos bloqueios no entorno do estádio. 

A equipe da CET-Rio realizou ajustes nos tempos dos sinais de trânsito para minimizar os impactos. Também foi ativado o Centro Integrado de Mobilidade Urbana (Cimu), que monitorou, de forma integrada, a operação de transporte na região. O Cimu é composto por representantes das concessionárias de transportes e das agências públicas responsáveis pela mobilidade urbana.